quinta-feira, 16 de julho de 2009

Interdisciplinaridade

É a tendência dos recentes exames vestibulares, também do ENEM. A idéia por trás dessa palavra difícil: relacionar várias disciplinas para que o aluno possa perceber o conhecimento como um todo e valorize cada informação e experiência como maneira de analisar uma determinada situação em todas suas múltiplas facetas.

Exemplo de uma questão com essa ênfase:

PF indicia filho de Sarney (FSP, 16/07/2009). Filho de Sarney indiciado pela PF (Estadão, 16/07/2009).

(a) Identifique, nos períodos acima, as vozes passiva e ativa.
(b) Discuta a possibilidade de existência de um gene responsável pela safadeza hereditária, observável nesse grupo familiar.
(c) Comente particularidades histórico-geográficas que permitiram a ascensão dessa família ao poder político. Analise a sua permanência tendo em vista a modernização das estruturas políticas do Brasil. Discuta essa modernização.
(d) Elabore uma explicação plausível sobre o porquê do meteoro que abalou o planeta há 65 milhões de anos não ter exterminados todos os dinossauros.

2 comente aí::

Rê Cicca disse...

Pois é, com o Sarney dá prá se estudar de um tudo, desde paleontologia à nanotecnologia. Ele é um exemplo de político...um mal exemplo. Como diz o Cicca "a sorte do nosso país é que os políticos dormem algumas horas por noite e nesse período o Brasil pode dar uma suspirada, senão a coisa tava mais feia ainda!"

Guto disse...

E no caso do Sarney - a quem estou chamando de "a musa do meu ódio mais recente" - eu gostaria que seu sono fosse eterno... Já passou da hora dele devolver os átomos que o Universo, inadvertidamente, emprestou pra ele...