quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A Resposta do Jeca-Tatu

Começo do século vinte, Ruy Barbosa candidato à presidência da república e reconhecidamente um grande escritor nacional, em sua campanha atribui o atraso do Brasil aos lavradores brasileiros, verdadeiros jecas* (inspirando-se em Monteiro Lobato no conto do Jeca-Tatu),dizia que o lavrador brasileiro era um faminto, doente e preguiçoso*.
Isso aborreceu profundamente o poeta (que nem precisou estudar pra ser poeta, nasceu pronto!) Catulo da Paixão Cearense, que escreveu uma resposta em versos, um poema memorável, cujo trecho transcrevo abaixo:


“Seu dotô, venho dos bredo, só pru mode arresponde
Toda aquela fardunçage, que vancê foi inscreve
Eu não sei lê, mas porém o seo padre capelão
Que sabe lê muito bem, leu pra nois tudo em treis meis
O seu bonito sermão, vancê fez aquilo tudo de cabeça e sem trabaio
Vancê tem forgo de gato e língua de papagaio
Num teje vancê jurgando que eu sou algum cangussu
Num sô não seu conseiero, sô do norte e violeiro
E vivo naquelas banda como veve um sanhaçu
Vassuncê já mi conheci: sô o Jeca Tatu (...)


(...)Seo conseieiro há di vê, pitando seu cachimbão
O Jeca Tatu se rindo, se rindo, cuspindo, sempre cuspindo
Com o quexo em riba da mão.
Eu sei que sô um animá, eu nem sei memo o que eu sô
Mas porém eu lhe agaranto o que vancê já falô
E o que ainda tem di falá, o que ainda tem di iscrevê
Todo, todo o seu sabê e toda sua saranha
Não vale uma palavrinha, daquelas coisa bunita
Que Jesus numa tardinha, disse im riba da montanha.”


Agora, se você quiser escutar a brilhante declamação pelo Rolando Boldrin
clica aqui e ouça no site do Compadre Lemos essa maravilha!!!!

0 comente aí::