sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O Governo Britânico e a desculpa oficial a Allan Turing



Em 1954, o matemático britânico Allan Turing (candidato junto com John von Neumann ao título de pai do computador), cometeu suicídio depois de ser condenado pela contravenção de manter comportamento homossexual privado. Ofereceram a ele a opção entre dois anos de prisão e uma série de injeções de hormônio que equivaleriam à castração química, e ainda faria com que ele desenvolvesse seios. Sua opção final e privada foi uma maçã, em que ele tinha injetado cianeto. Cabeça essencial para o desvendamento dos códigos da Enigma alemã (máquina codificadora), Turing pode ter contribuído mais para a derrota dos nazistas que Eisenhower e Churchill. Graças a Turing e a seus colegas do Ultra, da Bletchey Park, os generais aliados nos campos de batalha recebiam, durante longos períodos da guerra, planos alemães detalhados antes mesmo que os generais alemães tivesse tempo de implementá-los. Depois da guerra, quando sua atuação já não era ultra-secreta, ele deveria ter sido condecorado e celebrado como o salvador de sua nação (para ter-se uma idéia da importância da atuação de Turing no esforço de guerra e também da mentalidade tacanha da legislação britânica com relação à homossexualidade [e que só foi revista em 1967!], com a palavra Jack Good, veterano da Betchley Park: “Felizmente as autoridades não sabiam que Turing era homossexual. De outro modo, poderíamos ter perdido a guerra.”) Em vez disso, o gênio simpático, gago e excêntrico foi destruído, por um “crime” cometido na esfera privada, que não prejudicou ninguém.

Uma pedido de desculpa, 55 anos depois de sua morte, acalma a consciência de quem? De uma nação cujo Governo não soube reconhecer um seu herói e o vitimou através de uma legislação hipócrita e conservadora, reflexo de sua moral conservadora e hipócrita?

4 comente aí::

Alan Cichela disse...

Pena que a incompreensão ainda seja um mal tão presente.

Nunca vamos decodificar isso.

Rafael Morpanini disse...

bom eu naum lia esse blog mas vou ler e acompanhar diariamente quem sabe não me ajude nas minhas loucuras artisticas...
paz e luz.

Rê Cicca disse...

Nossa, eu nem sabia disso, aliás, só agora to conhecendo esse Allan Turing, apesar dessa importância inegável.
Bem bolado esse símbolo da Apple pra ilustrar o texto!

J.José disse...

Se mudou a legislação, as cabeças continuam as mesmas, pois, volta e meia um político perde a "cabeça", ou o cargo, depois que a "maravilhosa" mídia inglesa, que parece se nutrir de escândalos e da intimidade dos outros, "descobre".

É isso!