quinta-feira, 16 de abril de 2009

Yes, Sir!


Hoje, mais um aniversário de Charles Chaplin, vamos relembrar um trecho do último discurso do Grande Ditador, um excelente filme que ficou no agrado até do objeto da ironia. Segundo os historiadores, Hitler assistiu 2 vezes o filme.
Queremos todos ajudar-nos uns aos outros. Os seres humanos são assim. Queremos viver a felicidade dos outros e não a sua infelicidade. Não queremos odiar nem desprezar ninguém. Neste mundo há lugar para toda a gente. E a boa terra é rica e pode prover às necessidades de todos. O caminho da vida pode ser livre e belo, mas desviámo-nos do caminho. A cupidez envenenou a alma humana, ergueu no mundo barreiras de ódio, fez-nos marchar a passo de ganso para a desgraça e a carnificina. Descobrimos a velocidade, mas prendemo-nos demasiado a ela. A máquina que produz a abundância empobreceu-nos. A nossa ciência tornou-nos cínicos; a nossa inteligência, cruéis e impiedosos. Pensamos de mais e sentimos de menos. Precisamos mais de humanidade que de máquinas. Se temos necessidade de inteligência, temos ainda mais necessidade de bondade e doçura. Sem estas qualidades, a vida será violenta e tudo estará perdido.

7 comente aí::

Wellington Rainho disse...

"Pensamos demais e sentimos de menos"

Um beijo
"sentido demais"

Guto disse...

E mais um pouco adiante: "Não sois máquinas. Homens é que sois!"

Me lembro ter ficado triste, um pouco mais pobre, ao ter visto a manchete no dia 26 (ou 27?) de dezembro de 76 (ou 77?) anunciando a morte daquele que se vestiu de Carlitos para nos fazer rir, chorar, pensar... e nos lembrar que é sempre possível dar um pé na bunda do guarda...

Rê Cicca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rê Cicca disse...

Sim, Well, pensamos demais* (em demasia, muito, etc...) vi que no texto tá separado e nem está seguido de substantivo, portanto, dá um zero prá mim, dá! kkkkkkk

Rê Cicca disse...

Guto, veja esse discurso em italiano, lá no youtube. É interessante, bjs

Rê Cicca disse...

Guto, veja esse discurso em italiano, lá no youtube. É interessante, bjs

Celly's Art disse...

Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.

Essas palavras de Charles, sempre foram minh afilosofia de vida.