quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Hitchcock

Hoje é (seria?) o aniversário de Hitchcock, esse cineasta ingles naturalizado americano, que fez filmes de suspense memoráveis. Ganhou o Oscar já no primeiro filme americano* feito e foi indicado inúmeras vezes em outros. Psicose e Um Corpo que Cai (esse considerado obra-prima) estavam na lista dos 100 melhores filmes de Hollywood.
Ele tinha o costume de fazer breves aparições em seus filmes mas como isso tirava a atenção da trama/enredo do filme, ele começou fazer essas aparições bem no início do filme.
Eis algumas das apariçoes:

Rear Window – aparece dentro do apartamento do pianista.

Psycho – passa a frente do escritório de Marion trabalho com chapéu de cowboy.

Torn Courtain – aparece logo aos oito minutos segurando um bebê no hall do hotel em que os protagonistas se hospedam.

Frenzy – aparece no início do filme, no meio da multidão que está às margens do rio quando um corpo da vítima aparece boiando.

Suspicion – aparece enviando uma carta no posto dos correios da cidade.

Shadow of a Doubt – aparece num trem, jogando cartas com um homem e uma mulher.

Spellbound – sai do elevador do Empire Hotel carregando uma maleta de violino e fumando um cigarro.

Blackmail – aparece em cena como um passageiro no metrô que é importunado por um garoto.


Family Plot – aparece o seu perfil por trás do vidro de uma porta como se estivesse a falar para outra pessoa e a gesticular.


Dial M for Murder – aparece no canto inferior esquerdo de uma fotografia pendurada na parede da sala.

The birds – aparece passeando pela calçada do lado de fora da loja de animais.

Lifeboat – inicialmente, o diretor teve a idéia de aparecer como um corpo boiando próximo ao barco. Porém, entusiasmado com seu sucesso na tentativa de perder peso, Hitchcock decidiu aparecer posando para fotos "Antes & Depois" a respeito de um remédio para emagrecimento chamado "Reduco", mostrado num jornal durante o filme.

Rope – aparece duas vezes. Logo no início, aparece atravessando a rua. Mais tarde, uma caricatura de Hitchcock aparece num neon que reflete na janela do apartamento dos assassinos, em Nova York. Esta é uma referência à aparição feita em Lifeboat, onde se lê "Reduco", como na aparição feita quatro anos antes.

fonte: Wikipédia

0 comente aí::