segunda-feira, 7 de julho de 2008

Pensar dói....


Outro dia eu estava pensando, enquanto olhava algumas páginas do Orkut e de outros sites onde se lê o perfil das gentes*, de como as pessoas fazem a questão de dizer sobre sua felicidade, o quão felizes elas são, com muitos amigos, família perfeita, filhos maravilhosos, etc e tal ...
Mas nunca é assim quando as encontramos pessoalmente: sempre reclamam dos filhos, do marido, da vida, das finanças, enfim...
Como as pessoas podem se dizer tão felizes??? Qualquer um em sã consciência, com racionalidade, discernimento e bom-senso vê, que embora possa acontecer coisas boas prá si, o planeta em que vive, ao seu redor, é só calamidades. Eu vejo tanta desumanidade em nosso meio que não concebo uma pessoa de alma* se dizer feliz. Será que essa felicidade toda sobrevive com as guerras, a fome, as drogas, a violência, o desamor, os poucos querendo prevalecer sobre uma inteira população de miseráveis. Eu estou feliz e o resto que se dane??? Isso seria muito egoísmo!! Mesmo em nosso lar, no nosso mais restrito meio, como ser feliz se nem temos sossego em deixar nossos filhos crescerem sem o trauma dessas coisas todas? Sem termos liberdade de poder ir e vir, com o medo dessa violência ?
Não, não sou feliz, embora com uma situação um pouco previlegiada em relação a uma grande maioria, tenho sim momentos felizes, alegres, mas a felicidade plena mesmo...aquela felicidade perene...quem falar que a tem, prá mim é um bárbaro,desumano...
E prá concluir meu pensamento vou citar uma frase de Vergílio Ferreira ('Conta-Corrente IV') que diz: (...) Porque ser homem não é ter felicidade mas apenas ser humano. Não há grandeza nenhuma feliz e é decerto por isso que se diz que os felizes não têm história.”

0 comente aí::